PALESTRANTES EM DESTAQUE
Jerome Rossier.jpg

Jerôme Rossier | Suíça

 

Studied psychology at the University of Lausanne and at the Catholic University of Louvain, Belgium and is currently full professor of vocational and career counseling psychology at the Institute of Psychology of the University of Lausanne. He is the editor of the International Journal for Educational and Vocational Guidance and member of several editorial boards of scientific journals such as the Journal of Vocational Behavior or the Journal of Research in Personality. His teaching areas and research interests include counseling, personality, psychological assessment, and cross-cultural psychology. He published a great number of articles and book chapters and recently co-edited the Handbook of life design: From practice to theory and from theory to practice. He participated actively to many international research projects, such as the personality across culture research or the international career adaptability project. He is currently member of the Psychological and educational sciences evaluation panel of the Swiss National Science Foundation (SNF) and of the Scientific advisory committee for VET research of the State secretariat for education, research and innovation (SERI), of the Federal department of economic affairs, education and research (EAER).

Maria do Ceu Taveira.jpg

Maria do Céu Taveira | Portugal

 

Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto. Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Atualmente, docente do Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Portugal. Coordenadora do Grupo de Investigação em Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento no Centro de Investigação em Psicologia da UMinho. Docente dos Mestrados em Psicologia, Mestrado em Temas em Psicologia da Educação, Mestrado em Educação de Adultos, e do Programa Doutoral em Psicologia Aplicada, da UMinho. Quadro dirigente da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Carreira e da Sociedade Portuguesa de Psicologia.

Maria Eduarda Duarte.jpg

Maria Eduarda Duarte | Portugal

 

Professora Titular na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal. Presidente da UNESCO CHAIR: Lifelong guidance and counseling, Universidade de Wroclaw, Polônia. Presidente passada da Counseling Division, International Association of Applied Psychology.

Ilona Becskehazy.jpg

Ilona Becskeházy | Brasil

 

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com foco em Política Educacional com a tese "Institucionalização do Direito à Educação de qualidade: o caso de Sobral, CE. Mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio, com bolsas PROEX da CAPES (2012/13) e Nota 10 de excelência acadêmica da FAPERJ (2013/14) para a dissertação " A formação de redes escolares no Estado de São Paulo: Em busca de padrões de qualidade e equidade". Pós-graduada em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e com especialização em Administração para organizações sem fins lucrativos pela Harvard Business School. Desde 2011 é comentarista do boletim Missão Aluno da rádio CBN e consultora de políticas educacionais para organizações sens fins lucrativos e governos. Estuda políticas educacionais comparadas, com foco em gestão. Nos últimos anos aprofundou-se no estudo de documentos curriculares e seus mecanismos de planejamento pedagógico. Participou do projeto de elaboração e implementação do novo currículo de Língua Portuguesa e de Matemática de Sobral, tendo coordenado a equipe de Língua Portuguesa durante a elaboração e, atualmente, assessorando a implementação do projeto.

PALESTRANTES NACIONAIS
Alexsandro Andrade.jpg

Alexsandro Luiz de Andrade

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia e Administração, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia; Planejamento de Carreira; Conflito trabalho-família; Psicologia Organizacional e do Trabalho. 

Alyane Audibert.jpg

Alyane Audibert

 

Psicóloga e Mestre em Aconselhamento de Carreira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira (PUCRS). Coordenadora do Programa de Apoio Psicológico e Organizacional (PAPO) da ESPM-Sul. Professora universitária nas disciplinas de Psicologia para os cursos de Design e Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul. Coach executivo certificada pela Academy of Executive Coaching (AoEC Brasil). Orientadora de Carreira para adolescentes em situação de escolha profissional, estudantes universitários e planejamento de carreira de adultos. Professora convidada para palestras no Ensino Médio, na graduação e pós-graduação nos temas de Planejamento de Carreira e Escolha Profissional. Realiza atividades de educação para a Carreira em escolas, com pais e/ou alunos. Foi orientadora da Unidade Procempa do Projeto Pescar. 

Daniela Boucinha.jpg

Daniela Boucinha

 

Psicóloga, formada pela PUCRS, especialista em psicologia organizacional e mestre psicologia social (desenvolvimento de carreira). Coach certificada pela Sociedade Latino Americana da Coaching e International Association of Coaching Institutes (ICI). Atuação com coaching executivo e de carreira, desenvolvimento de liderança e gestão de pessoas. Experiência na área de Recursos Humanos e desenvolvimento de equipes. Forte atuação com aconselhamento e transições de carreira, elaboração e condução de projetos e palestras.  Atualmente coordena o Escritório de Carreiras da PUCRS.

Leonardo de Oliveira Barros.jpg

Leonardo de Oliveira Barros

 

Psicólogo graduado pela Universidade do Oeste Paulista. Mestre e Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco com ênfase em Avaliação Psicológica (bolsista CAPES). Tem se dedicado a estudos na área de Avaliação Psicológica, Construção e validação de instrumentos psicológicos, Orientação de Carreira, Interesses Profissionais, Psicologia e Deficiência visual, Psicologia Positiva. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Práticas em Orientação de Carreira (GEPPOC-USF) e do Núcleo de Estudos da Vida (NEVI-USF). Membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (ANPEPP).

Hugo Ferrari Cardoso.jpg

Hugo Ferrari Cardoso

 

Possui graduação em Psicologia (Formação e Licenciatura/2008 e Bacharelado/2009) pela Universidade do Sagrado Coração; Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017 e gestão 2018-2019) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP (GT Pesquisa em Avaliação Psicológica). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Orientação Profissional.

Lucilene Tofoli.jpg

Lucilene Tofoli

 

Sólida Formação na área de Educação Organizacional, atuando nesta área desde 1996. Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco (1996) graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade São Francisco (1994) e Mestrado em Psicologia com concentração em Avaliação Psicológica (USF/2018). Primeira Secretaria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) Formação de Coach pelo Ecosocial e certificada pela ICF como Professional Coach - PCC, Certificada em Hogan Assessment , pos graduada em especialização em Gestão estrategia de Negócios/ Psicologia Comportamental/Educação. Atuou como process manager - na Unilever em diferentes países da America Latina com o papel para a área de gerenciamento da mudança em implementação de novas tecnologias. E atualmente desde 2007, atua em consultoria para executivos em Avaliação e Desenvolvimento de Competências Profissionais e Liderança. Membro sócio fundadora International Coaching Federation /capitulo SP.

Lucy Leal Melo Silva.jpg

Lucy Leal Melo Silva

 

Psicóloga, livre-docente pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, docente na Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Graduada em Psicologia pela UNESP-Bauru (1981), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000). É Responsável pela área de Orientação Profissional na FFCLRP/USP, na qual desenvolve pesquisa, ensino e extensão. Linhas de pesquisa: (a) Orientação profissional, educação e desenvolvimento de carreira: diagnóstico e intervenção, e (b) desenvolvimento socioemocional e competências de carreira. Membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) e da International Association Educational Vocacional Guidance (IAEVG), entre outras associações científicas como ANPEPP, SBP e ASBRo. Editora da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) no período de 2002 a 2013, responsável pela editoração de 21 fascículos e pela indexação do periódico em 11 bases de dados, incluindo Scopus e Psycinfo. Coeditora da RBOP após 2013. Autora de livros na área da Orientação Profissional e Formação em Psicologia.

Manoela Ziebell.jpg

Manoela Ziebell de Oliveira

 

Possui graduação, Mestrado), e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou da Missão de Curta Duração da Universidade Federal do Rio Grande Sul na Katholieke Universiteit Leuven, sob orientação da PhD. Nicky Dries, e do Programa de Doutorado Sanduiche na Ohio University, OH/USA, no CAREER, grupo de pesquisas sobre turnover voluntário e retenção de profissionais, coordenado pelo PhD. Rodger W. Griffeth. Participa do Scientific Talent Research Team (START), o primeiro grupo de pesquisa acadêmica sobre talentos no mundo, organizado por pesquisadores da KU Leuven. Tem experiência como orientadora profissional e consultora de carreira. Seu principal interesse de pesquisa é o estudo do desenvolvimento de carreira em diferentes etapas da vida e em contextos culturais. Atualmente é responsável pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Este grupo conta com três linhas de pesquisa que têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento de carreira, bem como desenvolver instrumentos, ferramentas, e intervenções adequados ao contexto brasileiro: 1) Transições de carreira ao longo do ciclo vital, 2) Carreira, cultura e organizações, e 3) Desenvolvimento e validação de instrumentos e técnicas no campo da orientação e desenvolvimento de carreira.

Vice-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional e Editora-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional.

Marcelo Afonso Ribeiro.png

Marcelo Afonso Ribeiro

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004) e Livre Docência em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor e pesquisador em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde é Coordenador do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT). Professor visitante na Universidad Del Valle (Colômbia), Université de Savoie (França) e no CNAM (Conservatoire des Arts et Métiers - França). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações e Orientação Profissional e de Carreira, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira, mundo do trabalho, desemprego, exclusão do trabalho, trabalho decente, carreira de populações vulneráveis no mundo do trabalho, trajetórias de vida de trabalho, identidade de trabalho, orientação profissional e de carreira, educação e informação profissional. É bolsista produtividade do CNPq - PQ-2.

Renata Muniz Prado.jpg

Renata Muniz Prado

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Realizou doutorado-sanduíche no Programa de "Counseling Psychology", na Florida State University. É membro do World Council for Gifted and Talented Children e do National Career Development Association - U.S.A. Atua no Grupo de Pesquisa: Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano, vinculado à Universidade de Brasília. Dedica-se às atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar, com ênfase nas seguintes temáticas: desenvolvimento de talentos, criatividade, processos familiares, orientação profissional e carreira (career counseling).

Roberta Cavalcante.jpg

Roberta Cavalcante

 

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza. Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de John F. Kennedy em Buenos Aires. Docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza. Formação em psicologia positiva pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva/ BH. Formação em Orientação Profissional e Carreira pelo Instituto do Ser / SC. Docente convidada do Instituto do Ser /SC. Atua como Psicóloga Clinica e orientação profissional com adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da educação, social e Psicologia do desenvolvimento, atuando nos seguintes temas: escolha profissional, juventude, fatores determinantes da escolha profissional e projeto de vida

Rodolfo Ambiel.jpg

Rodolfo Ambiel

 

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica) e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. É editor-chefe da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestões 2015-2017 e 2017-2019. Bolsista Produtividade do CNPq 2.

Tiago Febel.jpg

Tiago Febel

 

Especialista em desenvolvimento humano, Coach e Consultor de negócios, sócio proprietário da New Me – Escola de Carreira, empresa voltada ao desenvolvimento humano, construção, transição e potencialização de carreira. Mestrando em Psicologia pela PUCRS. Especialista em Marketing Estratégico pela ESPM-RS e graduado em Administração de empresas pela Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS). Ciência da Psicologia do Coaching pela Universidade de HARVARD (USA). Resiliência Psicológica e Desbloqueio da Imunidade à Mudança: Uma nova abordagem para o Desenvolvimento de Pessoas pela universidade de HARVARD (USA). Certified Creative Coach - CLI (São Paulo) Professional & Life Coach pelo BCI – Behavioral Coaching Institute (USA), IAC – International Association of Coaching, GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/Suiça) e IBC. Analista Comportamental pelo IBC, GCC e SOLIDES. Formação em Coaching Sistêmico de Equipes pela AoEC (Academy of Executive Coaching) e em Análise Transacional. Possui mais de dezessete anos de experiência nas áreas de desenvolvimento, educação, recursos humanos e marketing. Membro afiliado do INSTITUTE OF COACHING (IOC), do Hospital McLean que é afiliado à escola médica de HARVARD. Fundador do ICF – International Coach Federation (USA), capítulo no Rio Grande do Sul e membro da primeira Diretoria de Desenvolvimento. Membro da diretoria da ABOP  (Associação Brasileira de Orientação Profissional). Conselheiro na PS Empresa Júnior da UFRGS e Mentor do escritório de carreira da PUCRS. Professor e ministra palestras, cursos e treinamentos em empresas e instituições de ensino, como Unisinos, Feevale, IPA, UniRitter, Senacrs e ESPM-RS.

Samantha de Toledo Martins Boehs.jpg

Samantha de Toledo Martins Boehs

 

Docente do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), área de concentração Psicologia das Organizações e do Trabalho. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Formada em Teoria e Técnica de Grupos Operativos pela Síntese (2010). Atua como Psicóloga Organizacional e leciona nas áreas de Gestão de pessoas e Comportamento Humano. Organizadora do Livro Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho: conceitos fundamentais e sentidos aplicados (2017), lançado pela editora Vetor. Integrante do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho - LAPPOT (PPGP/UFSC). Fundadora e coordenadora do MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano Turma 2018 oferecido pelo Ceppad/UFPR. Membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP).