Palestrantes

ALYANE AUDIBERT SILVEIRA


Psicóloga e Mestre em Aconselhamento de Carreira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira (PUCRS). Coordenadora do Programa de Apoio Psicológico e Organizacional (PAPO) da ESPM-Sul. Professora universitária nas disciplinas de Psicologia para os cursos de Design e Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul. Coach executivo certificada pela Academy of Executive Coaching (AoEC Brasil). Orientadora de Carreira para adolescentes em situação de escolha profissional, estudantes universitários e planejamento de carreira de adultos. Professora convidada para palestras no Ensino Médio, na graduação e pós-graduação nos temas de Planejamento de Carreira e Escolha Profissional. Realiza atividades de educação para a Carreira em escolas, com pais e/ou alunos. Foi orientadora da Unidade Procempa do Projeto Pescar.


ANA PAULA PORTO NORONHA


Doutora em Psicologia ciência e profissão pela PUC-Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em psicologia da Universidade São Francisco.

Bolsista produtividade em pesquisa do CNPQ. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco em 2003-2005 e 2009-2011

CLÁUDIA SAMPAIO


Cláudia Sampaio Corrêa da Silva é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Possui experiência na área de Orientação e Aconselhamento de Carreira. Atua como psicóloga no Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS, 

no Serviço de Orientação Profissional da UFRGS e em consultório particular. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. 

DIANA VIEIRA


Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto e a sua Tese de doutoramento sobre a “Transição do ensino superior para o trabalho” recebeu o “Prémio Agostinho Roseta” instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, em Portugal. Atualmente é Pró-Presidente do Politécnico do Porto (P.PORTO) na área da Empregabilidade & Alumni e Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-P.PORTO). Tem lecionado em cursos de graduação e pós-graduação no Politécnico do Porto e investigado sobre empregabilidade, ensino superior, soft skills, competências sociais e transversais, sucesso académico e coaching. Autora dos livros “Menos agressividade…mais competências sociais!”, “Transição do ensino superior para o trabalho: O poder da autoeficácia e dos objetivos profissionais”, “Preparados para trabalhar?” e de diversos capítulos e artigos científicos. Tem criado e coordenado vários serviços em Instituições de Ensino Superior relacionados com a gestão da carreira e inserção profissional de estudantes e graduados. Colocar o saber da psicologia mais próximo das pessoas é um dos seus lemas e o seu site www.beyou-bemore.com visa facilitar esse propósito.​

DIEGO ROZENBERGAS ISQUERDO


Psicólogo formado pela USP. Pesquisador pelo Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional (LABOR-USP) desenvolve pesquisas sobre Orientação Profissional em escolas e uso de imagens dentro de uma proposta junguiana. Supervisor convidado no Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira da USP.

ERIKA TIEMI KATO OKINO

Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo.

Psicóloga do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

Membro integrante do Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico da FFCLRP-USP.

Atual presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo).

Área de atuação: Avaliação psicológica, Personalidade, Orientação Profissional/Vocacional, Adaptação de instrumentos.




 

FILIP DE FRUYT


Professor de Psicologia Diferencial e Pesquisa Personalidade na Universidade de Gante e Diretor de Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma universidade.

É o presidente eleito da Associação Europeia de Psicologia da Personalidade (EAPP), e ex-editor associado da European Journal of Personality. É editor do European Journal of Personality, International Journal of Selection and Assessment, Journal of Personality Disorders, Review of Work and Organizational Psychology, e do Journal of Personality and Social Psychology
Ele tem (co-) autoria em mais de 140 artigos científicos e capítulos em revistas acadêmicas, como na Annual Review of Clinical Psychology, Assessment, Clinical Psychology Review, Development and Psychopathology, European Journal of Personality, Journal of Affective Disorders, Journal of Applied Psychology, Journal of Personality, Journal of Personality Disorders, Journal of Personality and Social Psychology, Journal of Abnormal Psychology, Journal of Abnormal Child Psychology, Journal of Vocational Behavior, Personnel Psychology, Psychological Assessment, Psychology and Aging, e Science.

GISELLE MUELLER ROGER WELTER

Psicóloga (PUC-SP), completou sua formação em Psicologia em Heidelberg, na Alemanha. Especialista em Psicologia Escolar e Educacional e Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco com ênfase em Avaliação Psicológica. Ampla experiência como orientadora profissional, consultora organizacional e de carreira. Dedica-se à tradução e revisão de testes e livros de psicologia para editoras especializadas. Introdutora da Metodologia HumanGuide® no Brasil, é responsável técnica por ele perante o Conselho Federal de Psicologia e autora do manual 'HumanGuide - Perfil Pessoal'. Facilitadora credenciada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®.

HECTOR MAGAÑA VARGAS


Professor de orientação profissional,  FES Zaragoza desde 1984, lecionando na disciplina de Psicologia da Educação;

Licenciatura Psicologia ENEP Zaragoza 1980-1984;

Pós-graduado em Enseñanza Superior pela Facultad de Filosofía y Letras UNAM . Titulado com Menção Honrosa. 1998.

Doutorado em Pedagogia. Facultad de Estudios Superiores Aragón. UNAM 2012-2015. Titulado com Menção Honrosa, 2015.



KATHIA MARIA COSTA NEIVA


Psicóloga (PUC-SP), especializada em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (S.P.), Doutora em Psicologia (Universidade Paris V – René Descartes), coordenadora de curso de psicologia, psicóloga clínica e orientadora profissional e de carreira.  Autora das obras: Processos de Escolha e Orientação Profissional, Psicossocial: Aspectos teóricos, técnicos e experiências práticas (2010) Escala de Maturidade para a Escolha Profissional - EMEP (2014, 2ª. ed.) e Jogo – Critérios para Escolhas Profissionais (2015, 3ª ed.). Atualmente atua em consultório particular, professora do curso de Formação em Orientação Profissional na Colméia (SP).

LEONARDO DE OLIVEIRA BARROS


Psicólogo (Unoeste), Mestre e Doutorando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Práticas em Orientação de Carreira (GEPPOC - USF) e do Núcleo de Estudos da Vida (NEVI-USF). Áreas de atuação: Orientação Profissional e Pessoas com Deficiência, Avaliação Psicológica no contexto de Carreira e de pessoas com deficiência visual, Construção e validação de instrumentos psicológicos.

LUCY LEAL MELO


Livre-Docente da USP, campus Ribeirão Preto

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da USP

Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Coeditora da Revista Brasileira de Orientação Profissional


MARCELO AFONSO RIBEIRO

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Doutor em Psicologia Social e Livre Docente em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia da USP.

Docente de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP onde coordena o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho).

Atua nas áreas de Psicologia do Trabalho e das Organizações e Orientação Profissional e de Carreira, onde desenvolve pesquisas na interface trabalho, identidade, carreira, vulnerabilidade psicossocial e orientação de carreira. Membro da UNESCO Chair of Lifelong Guidance and Counseling e da ESVDC (European Society for Vocational Design and Career Counseling).

MARCO ANTÔNIO PEREIRA TEIXEIRA


Psicólogo, mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor no Instituto de Psicologia da UFRGS, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Seus interesses principais envolvem desenvolvimento vocacional e de carreira, escolha profissional, aconselhamento de carreira, adaptação à universidade e vivências acadêmicas. Além de desenvolver atividades de pesquisa e de ensino, coordena o Serviço de Orientação Profissional e o Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS, projetos de extensão que prestam atendimento à comunidade externa e interna da universidade, onde atua também como supervisor. Foi membro da diretoria da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) no período 2014-2015 e editor da Revista Brasileira de Orientação Profissional (2013-2015).

MARIA CÉLIA LASSANCE

Psicóloga (PUC-SP), Doutora em Psicologia (UFRGS).

Foi professora do Departamento de Psicologia e da Personalidade do Instituto de Psicologia da UFRGS de 1980 a 2013, onde criou e coordenou o Serviço de Orientação Profissional (SOP) e fundou o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE).

Fundadora e ex-presidente da ABOP por duas gestões. Atualmente  coordena o Núcleo de Pesquisa da Produtive- Carreira e Conexões com o Mercado e trabalha com aconselhamento de carreira e educação de herdeiros de empresas familiares na Werner Bornholdt – Consultoria em Governança.


MARIA EDUARDA DUARTE


Professora Catedrática Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa;

Área de interesse: Estudos sobre carreira; Empregabilidade; Adapatabilidade e compromisso em contextos organizacionais; Gestão de talentos; Aconselhamento de carreira em adultos;

Projetos de pesquisa: Life Designing Research Project, Programme pour l’ education et la formation tout au long de la vie (Project IDEAL- IDentifier, Evaluer et vALider: transfer et adaptation d’un dispositive de validation des acquis formels et informels), Career Adaptability. Brazilian Studies (metrological, differential and correlational studies), EAS – European Accreditation Scheme for Career Guidance counselors e ERASMUS- NICE – European Research perspectives on career guidance and counseling  




MARIANA ARAÚJO NOCE


Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP.

Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.


MARILDA APARECIDA DANTAS

É Doutora em Psicologia Educacional (NEAPSI - Núcleo de estudos avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental) pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Mestre em Psicologia (Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Possui licenciatura e graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco, Pedagogia pela Unicoc e Especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela PUCCAMP. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia e Educação, Ensino Médio, Ensino Superior, Carreira e Teoria Social Cognitiva. 

MARUCIA BARDAGI

Dra. em Psicologia (UFRGS), professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC.

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.

Coordenadora do LIOP (Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC).

Editora chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional.




PATRICIA GIMENEZ


Analista junguiana, membro da SBPA/IAAP. Mestre em Psicologia Social pelo IPUSP (Instituto de Psicologia da USP).

Autora do livro: Adolescência e escolha - um espaço ritual para a escolha profissional através do Sandplay e de Sonhos - Ed. Casa do Psicólogo.

PAULO CARDOSO


Doutorado em Psicologia no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, sob o tema “Percepção de Barreiras da Carreira em alunos dos 9º e 12º anos de escolaridade: uma abordagem desenvolvimentista”.  

Mestrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com o trabalho intitulado “Percepção de Barreiras da Carreira e atitudes face à Exploração e Planeamento na Carreira em alunos do Ensino Secundário.

Pós-Graduação em Psicoterapia Comportamental-Cognitiva na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (concretizei 100 horas de supervisão clínica com crianças e adolescentes e 200 horas de supervisão clínica de adultos).

Extra-curricular - conclusão do ramo de Psicoterapia e Aconselhamento, da licenciatura em Psicologia, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Licenciatura em Psicologia – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

 

RAFAELA DE FARIA​


É psicóloga formada pela PUCPR, mestre em educação pela UFPR e, atualmente, cursa doutorado em Educação na Unicamp . É também especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG e em Psicologia Corporal pelo Centro Reichiano. Possui ainda certificado do curso de Orientação Profissional na modalidade processual clínica (PUCPR), capacitação pelo Grupo de Pesquisa e Prática Orientando e aperfeiçoamento em Orientação Profissional por meio do curso do IEPAC. Também é formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI), integrante da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC). É colaboradora da comissão de psicologia escolar/educacional do CRP-08 e apresenta interesse na área de Psicologia com ênfase em educação e trabalho e, por esse, motivo idealizou e inaugurou o Instituto de Coaching e Orientação Profissional (ICOP). Atua como psicóloga e orientadora profissional em diversas instituições como escolas, universidades e empresas. Atualmente, no ICOP, no programa Aliança Educativa da PUCPR, no PROJECTA da UNICAMP, na CHOICE e INODAP. Tem experiência como docente e palestrante nas áreas de Carreira, Educação e Trabalho. 


RICHARD YOUNG


Professor no Departamento Educational and Counselling Psychology and Special Education, University of British Columbia (formerly Dept. of Counselling Psychology);

Fellow, American Psychological Association;

Prêmio de Membro Distinto, Counselling Psychology Section, Canadian Psychological Association;

Fellow, Canadian Psychological Association.



SILVIO BOCK


Possui graduação em pedagogia - pontifica universidade catolica de sao paulo (1975), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação profissional, orientação vocacional, profissões - aspectos psicologicos, profissões-aspectos sociais e psicologia sóciohistórica.


THALINE DA CUNHA MOREIRA


Graduada (2013) e Mestra (2016) pela Universidade São Francisco (USF-Itatiba), atualmente doutoranda em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, também pela Universidade São Francisco (USF-Campinas). Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Práticas em Orientação de Carreira (GEPPOC-USF) e do Núcleo de Estudos da Vida (NEVI). Tem como interesse os estudos com adolescentes, atuando principalmente com os seguintes temas: orientação profissional e de carreira e evasão do ensino superior. E com os instrumentos Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP), Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP) e Escala de Motivos para a Evasão do Ensino Superior (M-ES).