aboplogo.png
NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Em breve o sistema para envios de trabalhos estará disponível.

 

 

Prazo de submissão de trabalhos: 29/04/2019

Divulgação dos trabalhos aprovados: 17/06/2019

Envio dos trabalhos completos:  20/10/2019

 

Atenção:

Serão aceitos, no máximo, dois trabalhos por autor principal.

Para a submissão dos trabalhos é necessário realizar a inscrição e dar início à submissão através do painel do inscrito. Não é necessário o pagamento da inscrição, mas caso o trabalho seja aceito, o participante deverá efetuar o pagamento da sua inscrição até 10 dias após o informe da aprovação. Caso a inscrição não seja paga, o trabalho não poderá ser apresentado e não constará nos Anais do Congresso.

 

INFORMAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE APRESENTAÇÃO ORAL, COMO EU FAÇO E MESAS REDONDAS

O título deverá ter no máximo 15 palavras.

Os nomes dos autores e suas filiações institucionais deverão estar completos, sem abreviaturas.

Corpo do resumo: em português, até 300 palavras

Se relato de pesquisa, deverá conter introdução, objetivo, método, resultados e conclusão. Caso seja relato de experiência, deverá conter: justificativa, objetivos, procedimentos, resultados).

Os trabalhos deverão ser enviados somente por meio eletrônico, na página de inscrições deste site.

As apresentações devem ser editadas por meio do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes (CD e pen drive).

 

 

MODALIDADE: PÔSTER

 

Submissão

Deve ser indicado o apresentador do pôster (que deverá ser necessariamente um dos autores) e seu e-mail. Deve ser apresentando título e resumo.

Serão aceitos relatos de pesquisa, necessariamente com a apresentação de resultados, ainda que parciais, revisões de literatura e relatos de experiência.

 

Apresentação

O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 90 cm de largura x 120 cm de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão definido terá comprometida a sua avaliação, podendo não ser afixado).

Os materiais para a montagem e a fixação dos pôsteres serão de responsabilidade da equipe de organização.

O apresentador é responsável pela colocação e retirada do pôster no local da exposição, cujo espaço estará identificado, bem como pelos materiais para fixação do seu trabalho.

Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.

Estrutura sugerida para relatos de pesquisa: Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Conclusão e Referências utilizadas.

Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.

 

 

 

SESSÕES COMO EU FAÇO

 

Submissão:

O trabalho deve ser submetido, contendo um título e um resumo, e sendo somente 1 apresentador (mas não há limite para o número de coautores).

O trabalho pode ser aprovado, mas indicado para apresentação na modalidade pôster.

Serão aceitos apenas relatos de experiência profissional.

 

Apresentação:

As sessões serão organizadas em função dos conteúdos dos temas.

Cada sessão de como eu faço terá duração total de 2 horas, na qual serão apresentados 6 trabalhos, sendo de 15 minutos o tempo máximo de cada apresentação.

A infraestrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.

 

 

MODALIDADE: APRESENTAÇÃO ORAL

 

Submissão:

O trabalho deve ser submetido, contendo um título e um resumo, e sendo somente 1 apresentador (mas não há limite para o número de co-autores).

O trabalho pode ser aprovado, mas indicado para apresentação na modalidade pôster.

Serão aceitos apenas relatos de pesquisa e revisões sistemáticas de literatura, necessariamente com a apresentação de resultados, ainda que parciais.

 

Apresentação:

As sessões serão organizadas em função dos conteúdos dos temas e haverá um coordenador designado pela Comissão Científica do Congresso.

Cada sessão de apresentação oral terá o tempo estipulado em duas horas e contará com 6 participantes.

O tempo máximo de apresentação para cada participante será de 15 minutos, sendo 10 minutos de apresentação e 5 minutos para perguntas e discussão.

A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.

 

 

MODALIDADE: MESA REDONDA

 

Submissão:

Inserir o e-mail do coordenador.

A mesa deve ter no mínimo três e no máximo quatro autores, incluído o coordenador.

O coordenador é o responsável pela submissão da mesa.

Deve ser submetido um título e resumo geral da mesa, integrando os trabalhos de todos os apresentadores.

Cada participante (incluindo o coordenador) da mesa deve elaborar um título e resumo da sua apresentação, que deve ser submetido pelo coordenador através do site do congresso.

Nesta modalidade, os trabalhos integrantes de uma mesa-redonda devem ser alinhados e complementares quanto à temática. Devem ser apresentados resultados de pesquisas, levantamento de literatura e/ou práticas em OP, desde que apresentem propostas inovadoras.

Os trabalhos podem ser aprovados, mas indicados para apresentação nas modalidades comunicação oral ou pôster.

 

Apresentação:

Os membros da mesa devem levar o arquivo da apresentação gravado em pen drive.

O tempo para apresentação e discussão com o público será de duas horas.

Recomenda-se que cada membro da mesa faça uma apresentação de 20 minutos (mesas com 4 membros) ou 30 minutos (mesa com 3 membros).

O tempo para as perguntas e discussão ao final da apresentação deve ser de 30 minutos e conduzidas pelo coordenador da mesa.

Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.

 

 

LISTA DE TEMÁTICAS APLICÁVEIS À TODAS AS MODALIDADES:
Educação de carreira para crianças

Orientação profissional de adolescentes

Orientação de carreira com universitários

Orientação para transições de carreira com adultos

Orientação profissional com pessoas com deficiência

Trabalho, carreira e mercado

Gênero, etnia e minorias e desenvolvimento de carreira

Orientação para aposentadoria

Evasão universitária

Instrumentos psicológicos no contexto de Orientação Profissional e de Carreira

Técnicas de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira

Estudos psicométricos de instrumentos voltados para Orientação Profissional e de Carreira

Produção científica na área de Orientação Profissional e de Carreira

 

 

IMPORTANTE:

Após aprovação do resumo, os que desejarem poderão enviar o trabalho completo até 20/10/2019. Os trabalhos completos serão submetidos à avaliação de pares que poderão sugerir alterações e, se e quando aceitos, serão publicados em um Livro Eletrônico a ser lançado em 2020. Poderão submeter o texto completo os autores de trabalhos aceitos em quaisquer modalidades (Pôster, Como eu faço, Comunicação Oral e Mesa-Redonda). 

Os TRABALHOS COMPLETOS deverão ser encaminhados para o e-mail livroeletronico@abopbrasil.org.br até o dia 20/10/2019. Deverá conter o máximo de 8 (oito) páginas não numeradas, incluídos referências, figuras, tabelas, anexos e mini-currículo dos autores.  Formatação: Word for Windows. Papel A4 (formato retrato), com margens superior, inferior, direita e esquerda de 3,0 cm, fonte "Times New Roman", corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, alinhamento justificado. Referências formato APA (consultar normas da Revista Brasileira de Orientação Profissional: http://pepsic.bvsalud.org/revistas/rbop/pinstruc.htm). Título centralizado, caixa alta, negrito. Nome dos autores a partir da segunda linha abaixo do título. Ao final do texto, colocar mini-currículo de no máximo 5 linhas, seguido de e-mail para contato, de cada um dos autores.

ATENÇÃO: ao enviar o trabalho completo, o autor automaticamente cede os direitos autorais para a ABOP, autorizando a publicação do trabalho, caso aceito.