Trabalhos

Prazos:

Prazo para envio do resumo:                       12/06/2017

Divulgação dos trabalhos aprovados:         07/07/2017

Prazo para envio do trabalho completo:    15/08/2017

 

Normas para submissão e apresentação de trabalhos

 

Atenção:

  • Serão aceitos, no máximo, dois trabalhos por autor principal.
  • Para a submissão dos trabalhos é necessário realizar a inscrição e dar inicio a submissão através do painel de inscrito, não é necessário o pagamento da inscrição, mas caso o trabalho seja aceito, o participante deverá efetuar o pagamento da sua inscrição até 10 dias após o informe da aprovação. Caso a inscrição não seja paga, o trabalho não poderá ser apresentado e não será publicado nos Anais do Congresso.

 

Informações gerais para submissão de resumos de Apresentação Oral, Como eu Faço e Mesas Redondas

  • O título deverá ter no máximo 15 palavras.
  • Os nomes dos autores e suas filiações institucionais deverão estar completos, sem abreviaturas.
  • Corpo do resumo: em português, até 300 palavras (deverá conter introdução, objetivo, método, resultados e conclusão).
  • Os trabalhos deverão ser enviados somente por via eletrônica, na página de inscrições deste site.
  • Para as apresentações na modalidade oral e oral coordenada devem ser editadas por meio do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes (CD e pen drive).

 

Modalidade: Pôster

Submissão

  • Deve ser indicado o apresentador do pôster (que deverá ser necessariamente um dos autores) e seu e-mail. Deve ser apresentando título e resumo.
  • Serão aceitos apenas relatos de pesquisa, necessariamente com a apresentação de resultados, ainda que parciais, e revisões de literatura.

Apresentação

  • O pôster deverá ser auto-explicativo, obedecendo à dimensão total de 90 cm de largura x 120 cm de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão definido terá comprometida a sua avaliação, podendo não ser afixado).
  • Os materiais para a montagem e a fixação dos pôsteres serão de responsabilidade da equipe de organização.
  • O apresentador é responsável pela colocação e retirada do pôster no local da exposição, cujo espaço estará identificado, bem como pelos materiais para fixação do seu trabalho.
  • Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
  • Estrutura sugerida: Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Conclusão e Referências utilizadas.
  • Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.

 

 

 

Sessões Como eu faço

Submissão:

  • O trabalho deve ser submetido, contendo um título e um resumo, e sendo somente 1 apresentador (mas não há limite para o número de co-autores).
  • Serão aceitos apenas relatos de experiência profissional.

Apresentação:

  • As sessões serão organizadas em função dos conteúdos dos temas.
  • Cada sessão de como eu faço terá duração total de 2 horas, sendo 1:30h o tempo máximo de apresentação e 30 minutos de perguntas.
  • A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.
  • Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.

 

Modalidade: Apresentação Oral

Submissão:

  • O trabalho deve ser submetido, contendo um título e um resumo, e sendo somente 1 apresentador (mas não há limite para o número de co-autores).
  • O trabalho pode ser aprovado, mas indicado para apresentação na modalidade pôster.
  • Serão aceitos apenas relatos de pesquisa, necessariamente com a apresentação de resultados, ainda que parciais. Não serão aceitas revisões de literatura.

Apresentação:

  • As sessões serão organizadas em função dos conteúdos dos temas e haverá um coordenador designado pela Comissão Científica do Congresso.
  • Cada sessão de apresentação oral terá o tempo estipulado em duas horas e contará com 6 participantes.
  • O tempo máximo de apresentação para cada participante será de 15 minutos, sendo 10 minutos de apresentação e 5 minutos de perguntas.
  • A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.
  • Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.

 

Modalidade: Mesa Redonda

Submissão:

  • Inserir o e-mail do coordenador.
  • A mesa deve ter no mínimo três e no máximo quatro autores, incluído o coordenador.
  • O coordenador é o responsável pela submissão da mesa.
  • Deve ser submetido um título e resumo geral da mesa, integrando os trabalhos de todos os apresentadores.
  • Cada participante (incluindo o coordenador) da mesa deve elaborar um título e resumo da sua apresentação, que deve ser submetido pelo coordenador através do site do congresso.
  • Nesta modalidade, os trabalhos integrantes de uma mesa-redonda devem ser alinhados e complementares quanto à temática. Devem ser apresentados resultados de pesquisas, levantamento de literatura e/ou práticas em OP, desde que apresentem propostas inovadoras.
  • Os trabalhos podem ser aprovados, mas indicados para apresentação nas modalidades comunicação oral ou pôster.

Apresentação:

  • Os membros da mesa devem levar o arquivo da apresentação gravado em pen drive.
  • O tempo para apresentação e discussão com o público será de duas horas.
  • Recomenda-se que cada membro da mesa faça uma apresentação de 20 minutos (mesas com 4 membros) ou 30 minutos (mesa com 3 membros).
  • O tempo para as perguntas ao final da apresentação deve ser de 30 minutos e conduzidas pelo coordenador da mesa.
  • Não esqueça de indicar a área temática da apresentação.
  •  

Lista de temáticas aplicável a todas as modalidades:

  • Educação de carreira para crianças
  • Orientação profissional de adolescentes
  • Orientação de carreira com universitários
  • Re-orientação de carreira de adultos
  • Orientação profissional com deficientes
  • Trabalho, carreira e mercado
  • Gênero, etnia e minorias no desenvolvimento de carreira
  • Processos de escolha e re-escolha profissional
  • Processos de aposentadoria
  • Evasão universitária
  • Instrumentos psicológicos no contexto de Orientação Profissional e de Carreira
  • Técnicas de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira
  • Estudos psicométricos de instrumentos voltados para Orientação Profissional e de Carreira
  • Produção científica na área de Orientação Profissional e de Carreira

 

 

IMPORTANTE: Após aprovação do resumo, os que desejarem poderão enviar o trabalho completo até 01/08/2017. Os trabalhos completos serão submetidos à avaliação de pares (pareceristas da Revista Brasileira de Orientação Profissional) que poderão sugerir alterações e, se e quando aceitos, serão publicados em um Livro Eletrônico. Poderão submeter o texto completo os autores de trabalhos aceitos em quaisquer modalidades (Pôster, Como eu faço, Comunicação Oral e Mesa-Redonda). 

Os TRABALHOS COMPLETOS deverão ser encaminhados para o e-mail livroeletronico@abopbrasil.org.br até o dia 01/08/2017. Deverá conter de 8 (oito) a 12 (doze) páginas não numeradas, incluídos referências, figuras, tabelas, anexos e mini-currículo dos autores.  Formatação: Word for Windows. Papel A4 (formato retrato), com margens superior, inferior, direita e esquerda de 3,0 cm, fonte "Times New Roman", corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, alinhamento justificado. Referências formato APA (consultar normas da Revista Brasileira de Orientação Profissional: http://pepsic.bvsalud.org/revistas/rbop/pinstruc.htm). Título centralizado, caixa alta, negrito. Nome dos autores a partir da segunda linha abaixo do título. Ao final do texto, colocar mini-currículo de no máximo 5 linhas, seguido de e-mail para contato, de cada um dos autores.

ATENÇÃO: ao enviar o trabalho completo, o autor automaticamente cede os direitos autorais para a ABOP, autorizando a publicação do trabalho, caso aceito.